domingo, 17 de maio de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Viçosa, 17 de maio de 2015.

Aos membros da Comissão de Formatura da Universidade Federal de Viçosa Janeiro de 2016.

A Coordenação de Formatura de Janeiro de 2016 da Universidade Federal de Viçosa esclarece algumas dúvidas em função de acontecimentos recentes.

A coordenação deixa claro que compreende a preocupação dos formandos em relação à formatura, pois sabemos do alto montante para sua realização e entendemos os questionamentos que surgem. Gostaríamos de ressaltar que antes de sermos membros da coordenação, somos também formandos.

Logo, também é do nosso interesse que as festividades durante os eventos sejam um sucesso e que as empresas mais capacitadas e qualificadas sejam as escolhidas. Foi principalmente por estes motivos que escolhemos nos candidatar a membros da Coordenação de Formatura. E graças aos possíveis formandos fomos democraticamente eleitos. Pelas responsabilidades assumidas, abdicamos, espontaneamente, de estágios, bolsas e intercâmbios, a fim de nos dedicarmos ao planejamento e execução de uma das mais importantes etapas das nossas vidas, que é a tão sonhada formatura de janeiro de 2016. 

Pelo exposto, afirmamos que nenhum dos membros da Coordenação em momento algum tem o interesse em prejudicar a formatura.

Cientes disso, esclarecemos os pontos levantados pela Comissão de Formatura Janeiro 2016, nas redes sociais:

1)      Desativação do grupo Formandos UFV Janeiro 2016

No dia 15/05/2015 foi desativado, pela Coordenação de Formatura, um grupo do Facebook intitulado Formandos UFV Janeiro 2016. Essa decisão foi tomada após diversos fatores e acontecimentos. Como citado no artigo 17 do estatuto, aprovado em assembleia no dia 26/03/2015, ferramentas em redes sociais são classificadas como meios de comunicação extraoficiais.

O grupo foi criado em novembro de 2014, com o intuito de ser um instrumento de comunicação mais rápido entre os membros da Comissão e da Coordenação. No entanto, desde o mês de março de 2015 o grupo veio perdendo o foco e se tornando um espaço de discórdia, revolta e incitações graves. Devido à proporção destes fatos, a Coordenação decidiu desativar o grupo e continuar usando outros meios de comunicação, como blog, perfil, mural e e-mail de sub coordenadorias.

Ressaltamos que em momento algum, a intenção da Coordenação, ao desativar o grupo, foi ser autoritária ou dificultar a comunicação. Diversas vezes recebemos reclamações de formandos da proporção que as publicações estavam tomando, por vezes irônicas e ofensivas. Assim, a desativação se deu, com o objetivo de minimizar possíveis conflitos.

Após a desativação do grupo, alguns formandos se manifestaram contrários a esta decisão. Pedimos desculpas aos que se sentiram ofendidos, pois, conforme relatado acima, a decisão se deu com o objetivo de evitar conflitos.

2)      Banda Baile

Foram levantados questionamentos no novo grupo em relação aos contratos de banda baile, sendo este assunto também abordado na assembleia do rifão.

Esclarecemos que no dia 01/04/2015 foi realizada assembleia e votação para a escolha das bandas bailes em caráter de urgência, em função das poucas opções em relação a bandas altamente qualificadas e das agendas das mesmas, visto que os compromissos assumidos por bandas bailes têm, geralmente, 12 meses de antecedência. Todos os valores foram apresentados, bem como todos os tetos da sub coordenadoria de bandas.  A ata da escolha encontra-se no blog da coordenação e pode ser consultada a qualquer momento.

3)      Festa Suíte 14 dos Formandos na Fazendinha

No novo grupo houve o questionamento em relação à Festa Suíte 14, realizada na Fazendinha. Já havíamos esclarecido, mas entendemos que esta pode ser uma dúvida geral, por isto, trazemos essa nota para que todos tenham acesso: “Somos 383 dobradores, cada um tendo que pagar R$ 60,00, dá um total de 383 x R$ 60,00 = R$ 22.980,00. Fica a pergunta: este valor sobressalente (R$ 22.980 - R$ 19.000 = R$ 3980) vai como lucro para o local, além de todas as vendas do bar?”.

Em relação ao questionamento, esclarecemos que o acordo com a Fazendinha funciona da seguinte forma: fica a cargo da Coordenação divulgar a festa e passar aos representantes da Fazendinha o valor dos ingressos vendidos, um total de 380x R$60,00 = R$ 22.800,00. A Fazendinha devolve à Coordenação R$ 19.000,00 e fica com a diferença (3800 já que são 380 dobradores), mais o lucro do bar e os ingressos da portaria (não vendidos por dobradores).

Em contrapartida, a Fazendinha arca com as despesas de: local, material de divulgação (cartaz, panfleto, cerveja, arte, banner, a pessoa que prega os cartazes, ingressos), limpeza, segurança, impostos, gerador, engenheiro, funcionários, som e atrações (DJ, Nino Rodrigues, Suspectus), sendo o custo aproximado desses gastos: R$10.000.

Financeiramente, após analisarmos as possibilidades, acreditamos que esta seja uma parceria viável para todos os envolvidos, uma vez que não é preciso assumir riscos e temos uma receita garantida.

4)      Auditoria

Foi solicitada pela Comissão de Formatura, a contratação de uma empresa de auditoria para a fiscalização da movimentação financeira realizada pela Coordenação.

Visando atender a solicitação apresentada, essa questão foi incluída no estatuto, quando solicitada em assembleia, conforme abaixo:

"Art. 9. Após a aprovação do estatuto do rifão, a COMISSÃO convocará assembleia onde exporá 3 (três) orçamentos de empresas profissionais especializadas em serviço de auditoria, a fim de que a maioria qualificada de 2/3 possa deliberar pela contratação ou não do serviço.
PARÁGRAFO ÚNICO– Na eventualidade de contratação do serviço, a forma de custeio pela COMISSÃO será decidida na mesma assembleia, também pela maioria qualificada de 2/3."

Ficou acordado que a Comissão de formatura se responsabilizaria pela contratação da empresa de auditoria.

Esclarecemos que para que a auditoria ocorra de maneira clara e transparente, compreendemos que é fundamental que a contratação seja realmente realizada pela Comissão de Formatura, e não pela Coordenação, pois seria incoerente que a própria Coordenação contratasse a empresa que vai a auditar.

Ressaltamos que em momento algum nos opomos à realização da auditoria, já que este procedimento servirá também para que todos os questionamentos financeiros que possam surgir, sejam esclarecidos por membros externos.

5)      Desvio de dinheiro pelos membros da Coordenação

Também no novo grupo foi levantada a questão de estar havendo desvio de dinheiro pela Coordenação. Informamos que todos os questionamentos apresentados à sub coordenadoria financeira foram respondidos via e-mail.

A Coordenação se encontra idônea e certa de que nenhum desvio está ocorrendo. Destacamos que a contratação de uma empresa de auditoria permitirá a constatação de que não há desvio de dinheiro pelos membros da Coordenação.

Salientamos que as acusações deverão ser comprovadas, sujeitas a medidas jurídicas.

6)      Postura dos membros da Coordenação na assembleia do rifão e demais assembleias

Foi relatado no novo grupo reclamações sobre as posturas de alguns membros da Coordenação durante as assembleias, bem como alterações de vozes, como exemplo, o “pedido de silêncio” feito na assembleia do rifão. Reconhecemos que esta atitude dos membros da Coordenação foi incoerente, e por este motivo, a Coordenação se compromete a se policiar em relação a esse tipo de atitude.

Esperamos que também haja tal comprometimento por parte dos membros da Comissão, para que possamos fazer com que nossas assembleias sejam mais proveitosas.

Ressaltamos que apesar de sermos os membros da Coordenação de Formatura, acima de tudo, somos formandos, e muitas vezes, temos as mesmas preocupações da Comissão, de que a nossa formatura ocorra de maneira perfeita. Para tanto, temos constatado que é necessária uma dedicação extrema e com a perspectiva de acertar sempre.

7)      Os R$800,00 arrecadados pela Coordenação na cervejada da lama de 2014

No final do ano de 2014 foi realizada a cervejada da lama pelos formandos de janeiro de 2015. A Coordenação foi convidada a trabalhar na festa, montando seu bar, para que arrecadasse dinheiro para a confecção de camisas e crachás para identificação durante o cadastro dos possíveis formandos de janeiro 2016.

O lucro do bar foi de R$800,00. Esse dinheiro foi utilizado para a confecção de camisas e crachás utilizados durante o cadastro dos possíveis formandos, bem como entrada no software usado para geração de boletos, visto que ainda nem formandos cadastrados tínhamos e precisávamos dar entrada em tais gastos, caracterizados como custos da coordenação.

8)      Transparência

Identificamos que há uma demanda em relação a uma maior transparência entre a Coordenação e a Comissão de Formatura. No entanto alguns momentos tentamos ser o mais transparentes possível e fomos repreendidos, como exemplo:

a.         Taxa dos boletos: a taxa referente à liquidação de boletos nos bancos existe em toda transação financeira e sempre foi cobrada por todas as Coordenações de Formatura. Esse valor era embutido em algum custo ou em algum gasto. Na intenção de mostrar aos Formandos cada centavo que seria pago, a Coordenação transpareceu todas as taxas, evitando embuti-las em algum custo. Apesar de estarmos sendo o mais transparentes possível, essa questão foi extremamente repreendida pelos membros da Comissão de formatura e gerou diversas discussões.

Ressaltamos que as instituições financeiras, quando contratadas para serem responsáveis pela liquidação de boletos, estão atuando como prestadores de serviço, por isto, a taxa cobrada, em função do serviço prestado.

b.        As bandas descartadas: a sub coordenadoria de bandas decidiu criar um boletim informativo sobre as bandas descartadas para o baile, por estarem fora do orçamento. No entanto, ao gerar o primeiro boletim, surgiram diversos comentários como “não vai sobrar banda boa no nosso baile”, “no nosso baile não vamos conseguir nada”, mesmo com os membros da sub coordenação afirmando que havia boas opções, o seu trabalho continuava sendo desacreditado pelos Formandos.

Antes de apresentarmos as bandas que foram descartadas, fizemos diversos orçamentos, com bandas que apresentavam alta qualificação e qualidade, com preços mais acessíveis. Os preços mais acessíveis não se deram devido à baixa qualidade, mas sim por serem bandas que teriam gastos menores com transportes e hospedagem. 

9)      Respeito

Após a desativação do grupo no Facebook, alguns Formandos alegaram que estávamos sendo desrespeitosos em relação à Comissão.

Como afirmado anteriormente, em nenhum momento foi nossa intenção faltar com respeito ou desagradar algum Formando.  Gostaríamos de ressaltar que respeito deve ser uma via de mão dupla, e por vezes, também nos sentimos desrespeitados, como exemplo:

Não fazer silêncio em assembleia: Como as assembleias abordam assuntos de extremo interesse para todos nós, é compreensível que fiquemos ansiosos para que as questões sejam solucionadas da melhor maneira possível.
Contudo, muitas vezes a falta de silêncio faz com que as assembleias sejam pouco produtivas, o que desgasta tanto a Comissão, quanto a Coordenação, pois todos nós abrimos mão de compromissos para estarmos presentes nas assembleias. Por isto, nós, membros da Coordenação, acreditamos que com a atenção de todos durante os assuntos abordados, as assembleias serão mais proveitosas para todos nós.

A coordenação falar “A” e um formando falar “B” e todos aplaudirem apenas por ele estar indo contra a Coordenação: Gostaríamos de ressaltar, mais uma vez, que também somos Formandos e estamos nos esforçando ao máximo para que nossa formatura ocorra da melhor maneira possível, para que seja tudo perfeito.

Fomos escolhidos por vocês, para representá-los diante das escolhas feitas em assembleia. Acreditamos que seja fundamental que durante a realização das assembleias, todos nós Formandos, possamos expressar sim nossas opiniões, mas de forma educada e organizada, para que as melhores escolhas sejam feitas.

Assim, quando for apresentada uma proposta pela Coordenação que não seja coerente e que os Formandos realmente não concordem, por terem argumentos contrários, solicitamos que se manifestem, para que possamos chegar à melhor escolha, e que tenham consciência sobre o que estão manifestando.

Acusações sem provas: Desde o momento em que fomos escolhidos como membros da Coordenação de Formatura Janeiro 2016, nos colocamos à disposição para esclarecimentos, apresentação de documentos ou o que fosse necessário. Mas, gostaríamos de expressar mais uma vez, que para nós, membros da Coordenação, também é importante que haja transparência, pois isto não beneficia apenas a Comissão, mas também à Coordenação.

Por isto, acreditamos que ao invés de acusações, sejam levantados questionamentos para que possamos esclarecer, e não acusações que desgastam tanto a Comissão, quanto a Coordenação de Formatura.

Sabemos que há a necessidade de melhorar o relacionamento entre a Comissão e a Coordenação. Por isto, estamos abertos a críticas, dúvidas e sugestões.

Enfim, a Coordenação dos Formandos de Janeiro 2016 deixa claro que está à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas dos Formandos e pontos levantados pelos mesmos.

Agradecemos pela confiança depositada em nós, e com certeza, faremos a melhor formatura que a UFV já teve.


Atenciosamente, 

Coordenação de Formatura da Universidade Federal de Viçosa janeiro de 2016

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